ENTENDENDO O PODER DE LUTA NO RPG

Quando a gente pensa no poder de luta de um personagem no RPG, a gente pensa nos guerreiros mais fortes tendo o dobro, triplo ou até dez ou vinte vezes mais poder que os outros. Porém, isso é errado! Se você pensa dessa maneira, você está completamente errado.

É por esse motivo, que muitas vezes, os próprios players do RPG acabam não entendendo como um guerreiro teoricamente mais fraco, consegue lutar contra um guerreiro teoricamente muito mais poderoso.

Um fato, é que com exceção de Deus e dos Aeons, nenhum outro ser, incluindo entidades como Demiurgo, Tehom e Luz possui tanto poder a mais que o outro ao ponto de ter o dobro do poder a mais que qualquer outro guerreiro a sua altura. Explicando melhor, Lúcifer, Miguel, Morte, Luz, Demiurgo, Tehom e até mesmo Gabriel e Enuma, estão em um nível de poder, aonde nenhum deles tem muito mais poder que o outro.

Precisamos pensar nos personagens do RPG como atletas de ponta, de alto nível, afinal, eles são mesmo, são lutadores de alto nível. Em competições de alto nível, como por exemplo nos cem metros livres do atletismo, a diferença de ”poder”, aqui no caso, de velocidade, não é tão grande entre os competidores. Nas olimpíadas de cem metros de 2016, Bolt venceu a corrida com o tempo de 9s 81 enquanto o segundo colocado fez um tempo de 9s 89, fazendo as contas, podemos chegar à conclusão que Bolt venceu o segundo colocado sendo apenas 1% mais rápido que ele, até mesmo para o último colocado, a diferença não passou de 2%.
Se a gente colocar isso em termos de poder de luta, Bolt seria o mais poderoso do RPG por ter um poder de luta 1% maior que o segundo colocado e no geral 2% maior todos os competidores.

Aqui estou tentando explicar, que para ser o mais poderoso, o personagem não necessita necessariamente ser o dobro ou triplo mais poderoso que outros personagens. Precisando ser apenas 1% ou 2% mais forte.

Porém, a realidade é ao contrário, quanto mais treino e mais desenvolvimento do personagem, menor é o aumento exponencial. Tomamos como exemplo novamente o caso de Bolt, em 2008 ele bateu o recorde mundial de velocidade com o tempo de 9s 69 e em 2009 ele bateu o próprio recorde batendo o tempo de 9s 58, depois de um ano treinando, ele não triplicou sua velocidade e muito menos dobrou sua velocidade, ele aumentou a velocidade em pouco mais de 1%. E o que precisa ser entendido, é que quanto mais próximo ao topo, menor é rendimento, menor é o ganho. Para quem entende de gráfico, o gráfico de aumento de poder precisa ser muito no início e pouco no fim e não ao contrário. Até pra quem faz academia é fácil notar isso, no primeiro dia você coloca 5kg no supino, no segundo você coloca consegue colocar 10kg o dobro, agora, para você colocar 15kg que é 50% a mais, você levará algumas semanas, e para você conseguir colocar 20 kg que seria um aumento de 35% você iria levar pelo menos um mês.
Outro exemplo, são as criaturas mais antigas do RPG, vejamos Demiurgo, ele é um ser tão antigo que seu poder estagnou totalmente faz muito tempo, ele chegou ao ponto de que aumentar seu poder através de treino é quase impossível, pois o aumento exponencial para ele se tornou algo absurdamente longínquo. Tehom também, é uma entidade que atingiu um nível que dificilmente conseguiria aumentar seu poder de maneira exponencial, tanto, que na saga Ultimato a mesma absorveu outra entidade para aumentar seu poder e nem assim ficou o dobro ou três vezes mais poderosa que o comum.

Resumidamente, quanto mais próximo do limite máximo, menor é o aumento de poder, porém, quando todos estão bem próximos do limite máximo, 1% ou 2% a mais é o suficiente para fazer toda a diferença e isso funciona perfeitamente no nível de poder dos personagens do RPG. Vamos ao primeiro exemplo :

Em uma escala de poder, Demiurgo equivale ao número 12, Abraxas ao 9 e Lúcifer ao 7, ficando explicito que nem Demiurgo tem o dobro de poder de Lúcifer, agora pensando que Lúcifer desfruta de uma hipotética transformação inédita que transcende o seu potencial aumentando seu poder em duas vezes, ele se tornaria um 14, passando Abraxas e também ultrpassado o poder ao de Demiurgo, algo totalmente sem fundamento. Agora imaginamos que Lúcifer consiga uma transformação que aumenta seu poder em dez vezes, ele passaria a ser um 70, passando em muito o poder de Demiurgo.
Agora pensando de maneira mais lógica, se Lúcifer aumenta seu poder em 1% segundo as especificações citadas, a transformação de Lúcifer que aumenta seu poder em dez vezes lhe deixaria com o poder de 7,7 e uma transformação que aumenta vinte vezes deixaria Lúcifer com o poder de 8,4 que faz muito mais sentido. Com esse exemplo, fica mais claro a maneira correta de se medir o poder do seres.

No segundo exemplo, vamos colocar Luz, Cassiel e Gabriel e introduzir o conceito de decaimento de poder que é uma verdade bem óbvia, quanto mais se luta, mais energia é perdida, sendo que a recuperação energética dos seres possui uma velocidade absurdamente mais lerda do que a velocidade de perda de poder, não sendo possível estar sempre com energia cem por cento carregada de maneira passiva devido a essa condição, e estando sempre sujeito a chegar a um ponto aonde a energia divina do ser se esgotará de uma vez por todas. Não havendo nenhum segredo, sendo algo que sempre foi mostrado em sagas.

Colocando Luz na escala de poder com um número de 10 e Lúcifer e Miguel com seus poderes aumentados em vinte vezes, os deixando na escala de poder de 8,4, e começando uma batalha entre Lúcifer e Miguel contra Luz, eu irei mostrar o decaimento de poder e como ele afeta a luta. Não é possível saber ao certo o quanto a energia do ser diminui conforme a luta, pois o uso de alguns poderes como por exemplo: alteração da realidade, manipulação espacial e controles absolutos, tendem a fazer com que o personagem sofra o decaimento de energia de maneira mais rápida. O fato, é que se Luz lutar contra Miguel e Lúcifer ao mesmo tempo, ela gastou o dobro de energia que Lúcifer e Miguel, supondo que Lúcifer e Miguel perderam 10% devido ao decaimento de energia, então Luz perdeu 20%. Para interromper o gasto de energia, Lúcifer e Miguel saíram das respectivas formas voltando ao número 7 na escala de poder, enquanto Luz que era 10, com decaimento de 20% passou a ser 8, visivelmente, Luz continua sendo mais forte que Miguel e Lúcifer, mas agora, com uma diferença muito menor. Isso é apenas um exemplo para mostrar que os poderes de luta dos personagens não estão tão distantes como muitos pensam.

Enfim, para continuar com o exemplo e mostrar que ele está certo, colocaremos Cassiel e Gabriel na história. Muita gente acharia absurdo Gabriel e Cassiel conseguirem enfrentar Luz, mas considerando o desgaste que Luz passou a ter e apresentando essa ideia, faz sentido. Supondo que Cassiel na escala é o número 5 e Gabriel número 6, vamos ao exemplo, está ocorrendo uma batalha aonde Luz que está enfrentando os quatro anjos citados (Gabriel, Cassiel, Lúcifer e Miguel) ao mesmo tempo. Por mais que todos estivessem com o poder decaindo, o poder de Luz seria o poder que mais decairia de todos, supondo que o poder dela decairia 10% para cada luta que ela faria, o poder dela diminuiria a um nível que ficaria próximo ao de Cassiel, considerando que os outros guerreiros não teriam um decaimento tão grande como o de Luz, brechas e possibilidades seriam abertas para que tanto Gabriel e Cassiel conseguissem atingir Luz de forma direta.

Explicando tudo isso, fica mais claro como funciona o nível de poder dos personagens, deixando claro que a ideia de milhões, bilhões e trilhões de diferença dos poderes é algo ABSURDO.

Creio que com toda explicação, ficará mais fácil compreender o conceito de nível de poder dos personagens no universo do RPG, por ter sido compreendido de maneira errônea diversas vezes, o Rank de Tier não será mais atualizado e os Rank’s apresentados anteriormente não devem mais serem levados como verdades absolutas, já que em pouco tempo não passarão de  ranks desatualizados. 

Fale Conosco

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

Sobre Nós

Créditos

Somos o primeiro RPG textual existente de CHB aonde você pode ser filho de deuses de inúmeras mitologias, não se limitando a apenas greco/romana, largue esses RPG's com a mesma coisa e venha se divertir com a gente. 

© Copyright 2021. Camp Half-Blood RPG Todos direitos reservados